Pra começar, beba muita água. É ela quem garante a hidratação de dentro para fora. Entretanto, você também pode apostar em outras bebidas, como os sucos verdes, que ajudam a oxigenar a pele.

Nunca é demais falar sobre ter uma alimentação saudável. Vale a pena reforçar a ingestão de ômega-3, que ajuda o corpo a reter umidade. Uma dica é inserir sementes de linhaça ou nozes nas refeições – pode ser até na salada.

Use protetor solar todos os dias, o ano todo, faça chuva ou sol. Precisamos proteger a pele dos raios UV até mesmo quando estamos em ambientes cobertos. O ideal é usar um com fator de proteção de 30 pra cima. Lembre-se que é melhor prevenir os danos do sol do que ter que correr atrás do prejuízo.

 

Use sempre o produto indicado para o seu tipo de pele. Não é porque aquele creme incrível tem dado resultados maravilhosos para a sua amiga que ele vai fazer o mesmo por você. Pele oleosa ou com acne precisa de produtos com ácido salicílico e/ou peróxido de benzoíla; já a pele seca necessita de ácido glicólico.

 

 

Vale a pena também investir em produtos com vitaminas, que é uma forma alternativa de “alimentar a pele”. Séruns e cremes antioxidantes são uma boa pedida para isso. Aplique sempre depois de lavar o rosto.

Nunca, jamais machuque sua pele. Deixe os cravos e espinhas para serem removidos numa limpeza de pele feita por um profissional. Lembre-se que os dedos estão sempre cheios de bactérias que podem causar infecções. Além disso, o esfrega-esfrega com os dedos pode aumentar as rugas.

Outro cuidado que você deve ter é com os seus acessórios: lave regularmente os pincéis de maquiagem, isso ajuda a evitar infecções e poros entupidos. Pincéis de base, corretivo e pó devem ser higienizados uma vez por semana. Os pincéis usados nos olhos podem ser lavados a cada quinze dias, enquanto os demais podem ser limpos uma vez por mês.

Por fim, durma bem. Uma boa noite de sono é refletida na saúde da pele – assim como uma noite ruim também te acompanha no rosto durante o dia todo. Uma boa dica é investir numa fronha de seda ou tecido acetinado, que diminui o atrito da pele durante a noite e previne as rugas.

Falando nisso, a hidratação deve ser religiosa, de manhã e à noite. Os melhores momentos para usar o seu hidratante é logo depois do banho e antes de dormir.

Não se esqueça de esfoliar. São mais de 50 milhões de células que a nossa pele perde todos os dias. Se elas ficam lá, inevitavelmente o aspecto da pele fica opaco.